Contribua para a Rede Brasileira de Coleções Biológicas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Caro responsável por Coleção Zoológica,
O Brasil apresenta uma grande quantidade de coleções zoológicas pertencentes a instituições – públicas ou privadas – com missões e origens diferenciadas, tais como: universidades, museus e instituições de pesquisa. Além da diversidade nas instituições, há aquela relacionada aos grupos taxonômicos, biomas e países onde os acervos foram amostrados e às regiões brasileiras onde as coleções se encontram. A grande heterogeneidade dificulta comparações, tornando generalizações invariavelmente injustas na definição de parâmetros de avaliação e, consequentemente, na distribuição de recursos, o que pode, também, ser antieconômico na medida em que não leva em consideração as reais necessidades das coleções. Dessa forma, é essencial conhecer a realidade das coleções zoológicas no Brasil, entender os desafios, lacunas existentes, serviços e informações disponibilizados à sociedade.

Tendo consciência dessa realidade, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (dentro do escopo do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SIBBr), solicitou à SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOLOGIA a realização de dois projetos: o Projeto CESP2021 SBZ/GBIF e o Projeto para construção da REDE BRASILEIRA DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS. Em ambos, o objetivo principal é o conhecimento das coleções biológicas levando em consideração os itens: IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO, INFRAESTRUTURA FÍSICA, INFRAESTRUTURA DE PESSOAL, ACESSO À COLEÇÃO, DIGITALIZAÇÃO, QUALIDADE DO ACERVO e GESTÃO.

Para obter esse conhecimento, a SBZ está trabalhando diretamente com todas as sociedades do Fórum de Sociedades da área Zoologia (http://sbzoologia.org.br/foruns.php) e o questionário, que está no link abaixo, foi construído em cooperação com vários pesquisadores representantes das devidas sociedades e das instituições que reconhecidamente têm coleções zoológicas científicas de destaque no País.

Dessa forma, é importantíssimo que todos que são responsáveis por coleções zoológicas respondam o questionário, tendo em mente que o resultado será crucial para o estabelecimento da REDE BRASILEIRA DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS e, consequentemente, para a construção de uma ESTRATÉGIA e de um PLANEJAMENTO para as coleções biológicas do Brasil. Esse diagnóstico tem como objetivo principal ter uma visão geral da situação das coleções, não havendo a necessidade de maior detalhamento. As características específicas das coleções serão tratadas no futuro quando estivermos construindo a estratégia e o planejamento para as coleções.

Algumas orientações e considerações importantes:

1. O formulário respondido deve ser enviado até o dia 03 de MARÇO.
2. A consulta possui nove seções: IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO, INFRAESTRUTURA FÍSICA, INFRAESTRUTURA DE PESSOAL, ACESSO À COLEÇÃO, DIGITALIZAÇÃO, QUALIDADE DO ACERVO, GESTÃO, e por fim, a PRIORIZAÇÃO DE NECESSIDADES, para as quais o tempo médio total de resposta é de 40 a 50 minutos.
3. Caso você possua um endereço Gmail, o salvamento de suas respostas será automático, com possibilidade de retomar a pesquisa do ponto onde parou se fizer o preenchimento em etapas. Com o uso de outros provedores de e-mail, essa funcionalidade não está disponível.
4. As informações que forem fornecidas neste formulário não serão disponibilizadas de forma aberta. Para publicações futuras estaremos solicitando autorização aos responsáveis pelas referidas coleções.
5. Quando houver perguntas com respostas abertas seja o mais sucinto(a) o possível.

Qualquer dúvida, por favor, entre em contato pelo email cesp.gbif.2021@gmail.com.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfr1UX5-uJvChaSA25Mw0rc11Z7XnzJVV-JLtCj6HBTU5T5Wg/viewform?usp=sf_link

Categories

Recent Posts

Webinars SBC-2022

Prezados colegas, o nosso próximo encontro será dia 28/04 às 17h. O webinar “Emergência climática: o que podemos aprender com os crustáceos sobre as mudanças globais

Minicursos SBC-2022

Prezados colegas, A comissão organizadora dos webinars da Sociedade Brasileira de Carcinologia (SBC) organizou ao longo de 2021 uma série de webinars no canal do YouTube

CBC.TCS 2022

Prezados colegas, Nessa quinta feira (16/12) às 17h acontecerá uma live muito especial no canal do YouTube da SBCarcino. Na live o