IN 33/2013 content – ICMBio

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Prezados Sócios da SBC,

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem recebido ao longo de anos informações sobre a biodiversidade do Brasil geradas, principalmente, pela comunidade científica brasileira a partir do preenchimento dos relatórios (via SISBio) pertinentes às licenças de coleta que são concedidas a nós pesquisadores pelo ICMBio.

Neste contexto, a posição do ICMBio é muito clara:

1) Os dados gerados por pesquisadores brasileiros são fomentados com dinheiro público (em sua quase totalidade);

2) Há a necessidade daquele órgão em cumprir a Lei de Acesso a Informação (n° 12.527/2011), que formaliza um movimento positivo de transparência na gestão pública;

3) Dados gerados por pesquisadores a partir da utilização de dinheiro público devem ser partilhados com toda a sociedade brasileira.

Isto posto, o ICMBio lançou a Instrução Normativa 33/2013 que trata justamente do acesso e uso de dados e informações recebidos pelo ICMBio/SISBio. Durante o XXX Congresso Brasileiro de Zoologia houve uma discussão sobre a referida IN, ficando acordado que a comunidade científica seria consultada sobre o conteúdo desta Lei. Dessa forma, solicito aos sócios da SBC que também contribuam e participem enviando suas contribuições para o regramento sobre a disponibilização pública dos dados de pesquisas científicas recebidos pelo ICMBio por meio do SISBIO através do LINK

Trata-se de um tema de interesse da comunidade científica brasileira e que afetará diretamente a maneira com que a sociedade e diferentes órgãos públicos ou privados lidam e dão crédito aos dados produzidos por nós pesquisadores. Portanto, nossa participação é fundamental.

Categories

Recent Posts

Dr. Georgina Bond Buckup

We are deeply saddened that our beloved colleague and friend, Dr. Georgina Bond Buckup, passed away this morning on April 27, 2021.

Webinars SBC-2021

O próximo webinar será dia 06/05 das 17h às 18h brasil-libido.com. O tema “De olhos bem abertos: o fascinante mundo dos estomatópodos.”