Postdoctoral Opportunity – Shrimp Acetes

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Status taxonômico de espécies de camarões Acetes

·Título: Bolsa de PD em taxonomia e sistemática molecular sobre camarões marinhos

·Nº do processo FAPESP: 2010/50188-8

·Título do projeto: “Crustáceos Decápodes: multidisciplinaridade na caracterização da biodiversidade marinha do Estado de São Paulo (taxonomia, espermiotaxonomia, biologia molecular e dinâmica populacional)”

·Título do subprojeto no qual o projeto PD será desenvolvido: “Dinâmica populacional de representantes dos Decapoda (camarões) com interesse comercial”

·Área de atuação: Taxonomia, Sistemática e Ecologia sobre Crustáceos Decápodes

·Pesquisador principal: Rogerio Caetano da Costa

·Unidade/Instituição: Laboratório de Biologia de Camarões Marinhos e de Água Doce (LABCAM), Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de Bauru, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

1. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ocorrer exclusivamente por e-mail, com a documentação enviada em arquivo(s) formato PDF para Rogerio Caetano da Costa (rccosta@fc.unesp.br), coordenador do subprojeto Temático, no período de 14 a 30/novembro de 2013.

2. A VAGA

A oportunidade está inserida no Projeto Temático que tem como objetivo a aplicação em conjunto de técnicas moleculares (DNA mitocondrial e nuclear) e análises morfológicas de adultos (taxonomia, filogenia, espermiotaxonomia) para uma acurada e detalhada revisão taxonômica e identificação, com cunho filogenético, da biodiversidade de crustáceos decápodes do litoral paulista e áreas correlatas. Especificamente para esta vaga, o bolsista deverá desenvolver o trabalho de pesquisa sobre “Status taxonômico de Acetes americanus no Atlântico Ocidental: Acetes americanus americanus e Acetes americanus carolinae são a mesma espécie?”

3. DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

O candidato aprovado e a ser beneficiado com a bolsa da FAPESP deverá atender aos seguintes requisitos: a) Ter doutorado em áreas afins; b) Ter obtido o título de doutor há, no máximo, 7 (anos) anos; c) Estar de posse do seu diploma de doutorado, ou de ata de defesa ou declaração correspondente; d) Possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto; e) Possuir experiência comprovada com trabalhos publicados sobre o grupo taxonômico alvo do projeto de pós-doutorado; f) Possuir experiência comprovada em biodiversidade de camarões marinhos, taxonomia alfa, técnicas de morfometria (tradicional e geométrica) e técnicas de biologia molecular (extração, amplificação, sequenciamento); g) É desejável fluência em inglês; h) Dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto; i) Não manter vínculo empregatício ou estatutário durante a vigência do projeto; j) Não ser aposentado; k) Não estar recebendo bolsa de pós-doutorado; l) Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela FAPESP; m) Ter habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência e auxiliar nas atividades de rotina ligadas diretamente ao desenvolvimento do projeto.

4. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO

No ato da inscrição por e-mail o candidato deverá apresentar:

a) Projeto de pesquisa com no máximo, 10 (dez) páginas, em espaçamento 1,5 mm e fonte 12 Times New Roman, em língua portuguesa ou língua inglesa, contendo: resumo, breve introdução, hipóteses e objetivos de pesquisa, metodologia, cronograma e bibliografia. b) Curriculum Vitae atualizado na plataforma Lattes/CNPq e link de acesso ou modelo equivalente. c) Duas cartas de recomendação de profissionais da área; d) Relato da experiência profissional e motivações quanto à função que irá postular; e) A falta de qualquer um dos documentos exigidos implicará no indeferimento da inscrição.

5. DA SELEÇÃO

A seleção do bolsista será realizada em três etapas: a) Analise da documentação recebida; b) Avaliação do projeto de pesquisa e do Curriculum vitae dos candidatos habilitados; c) Processo de avaliação e classificação de projetos e currículos selecionados por grupo de pesquisadores participantes do Projeto Temático; d) Os candidatos selecionados poderão ser convocados para uma entrevista presencial ou por vídeo conferencia, presidida pelos responsáveis pelo projeto temático. A convocação será feita por e-mail.

6. DO RESULTADO

O resultado será enviado ao candidato selecionado por meio de mensagem de email a partir do dia 05/dezembro/2013.

7. DA BOLSA

O candidato selecionado receberá financiamento pela FAPESP, sendo contemplado com uma bolsa de pós-doutorado (R$ 5.908,80), com duração de até 24 meses.

8. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES

O candidato selecionado deverá estar apto a iniciar as atividades tão logo seja aprovada a sua candidatura pela FAPESP.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Casos omissos a este edital serão decididos pelo coordenador do projeto temático, resguardadas as regras estabelecidas pela FAPESP.

The Graduate Program in Animal Diversity from Universidade Federal da Bahia (UFBA) has a Post Doctoral grant and will be selecting the fellow by the end of this week. The duration of the grant is one year with possibility of extension for another four years. The candidate will have to teach classes in the Graduate Program (in English, Spanish or Portuguese) and also have students (Master) on his supervision.

The program has three main lines

1) Natural History and Behavior
2) Morphology and Physiology
3) Biogegraphy and Systematics

Further information please contact Professor Rodrigo Johnsson from Federal University of Bahia.tel. + 55 71 3283-6561, r.johnsson@gmail.com

Categories

Recent Posts

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *