O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é responsável pelo Processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira, cujos resultados subsidiam o Ministério do Meio Ambiente na publicação da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção. Esta atividade é conduzida pelos Centros de Pesquisa e Conservação e o CEPSUL é responsável pela avaliação de 304 espécies de crustáceos, sendo 164 de água doce e 140 marinhas.
As fichas do ciclo anterior de avaliação dos crustáceos estão publicadas e podem ser consultadas no módulo público do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade – SALVE, disponível em: https://salve.icmbio.gov.br/.
Dando continuidade aos esforços para a conservação destas espécies, está planejada para o próximo mês de outubro uma nova oficina de avaliação. Nesta oficina serão avaliadas novamente 73 espécies de crustáceos marinhos.
Como parte dos preparativos para a oficina de avaliação, já estão disponíveis para consulta e contribuições até o dia 23 de agosto as fichas de avaliação.
As contribuições devem ser feitas exclusivamente no Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade – SALVE https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/
Contamos com a sua colaboração!